Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

Carnaval, Quaresma e Espiritualidade

Boa tarde meus irmãos, meu saravá  fraterno a todos. Espero que tenham curtido o Carnaval com sabedoria, afinal, nada nos é proibido mas de tudo daremos conta a espiritualidade que nos rege.

Eu não ia escrever sobre o assunto, mas devido a tantas perguntas sendo enviadas no e-mail do blog (naredeespiritualismo@gmail.com), no grupo doWhats ou mesmo no Facebook(Para Acessar a Pagina clique aqui ),fui convencido a escrever sobre o tema, Carnaval, Quaresma e Espiritualidade.

Este texto é baseado na conversa que antecede as giras da TUIMCAJ (Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jibóia), dirigida por Mãe Karol de Iansã e Pai Pequeno Dermes de Xangô, especialmente na conversa deste domingo(07/02/2016) onde o tema foi abordado.

O Carnaval é a festa da carne, mais precisamente marca o término do tempo da carne e o início do tempo do espirito a quaresma. É o período em que nossos desejos mais carnais são liberados. Tempo de alegria e de festa, mantendo claro o respeito e o bom senso.

Na quarta-feira após o carnaval, inicia-se então o período de Quaresma. Esse período que herdamos do catolicismo, mas que mesmo para nós, não católicos, está cheio de mudanças.

Neste momento, Zambi, permite que os portais entre o Umbral e o mundo físico se abram com mais facilidade, permitindo que eguns, kiumbas, magos das trevas entre outros espíritos "passeiem" pelo plano físico. Um dos motivos que a espiritualidade permite que esses portais se abram é para que os Eguns possam encontrar neste período a luz, já que os encarnados estão voltados para a oração, o jejum e a caridade mais ativamente.

Na quaresma, mais que em outros tempos, somos assediados pelos espíritos umbralinos nas nossas vicissitudes, pois assim como existem aqueles seres espirituais que aproveitam este tempo para evoluir, tem aqueles irmãos nossos, que usam deste santo período para tentar desvirtuar-nos. Mas. não vamos culpando tudo que nos acontece neste período aos seres que nos tentam influenciar, pois se somos influenciados, é unicamente porque nos encontramos na mesma faixa vibratória.

Por isso, não por imposição de outras crenças, somos livres para expressar nossa própria fé, nossos próprios ritos e termos nosso próprio calendário litúrgico, neste período algumas casas de Umbanda não realizam seus trabalhos, visto a quantidade de seres umbralinos na crosta ser maior que a costumeira. Outras trabalham só com Exus, já que é função desta linha trabalhar na sombra para trazer a Luz, outras casas ainda trabalham com Exus e Pretos Velhos,estes últimos por serem conhecidos como a linha das almas. A TUIMCAJ, casa que atualmente estou veiculado, mantém seus trabalhos espirituais normais, tomando as devidas providências de segurança e firmeza, tanto do ambiente como dos médiuns.

Outro rito bastante comum nesta época nos terreiros de Umbanda, são os chamados "fechamento de corpo'. Sabemos que é só uma forma de chamar, claro, já que é impossível, fechar totalmente o corpo, pois necessitamos sempre de energias entrando e saindo. Não vou entrar nos pormenores de como se faz esse fechamento, até porque cada casa faz de um modo, todos certos, somente diferentes. O que importa saber é que esses rituais de fechamento de corpo visam proteger o médium de receber as influências desses espíritos umbralinos. Vale lembrar, que ritual nenhum, embora todos tenham seus efeitos, nos livra inteiramente das influências, além de nós mesmos. Só nós ditamos quem nos influência e quem não.

O assunto é complexo, extenso ao infinito, mas tentei ser o mais didático possível. Agradeço a Mãe Karol de Iansã por dar uma breve explicação sobre o assunto no estudo pré-gira de ontem.

Qualquer dúvida que tenha ficado postem nos comentários que tentarei responder. Irmãos de outras correntes religiosas, espiritas, wiccanos, neo-pagãos, evangélicos, católicos, ateus e tantos outros fiquem a vontade para postarem a visão da religião de vocês a respeito do tema.

Já deixo o convite para ouvirem nesta quinta-feira às 20:00 horas, com reprise na sexta às 10:00 pela sensorialfm.com.br os programas "Deixa a gira girar- Umbanda em foco" e "Tem Fundamento" apresentados por Mãe Karol de Iansã e Pai Pequeno Dermes de Xangô em entrevista exclusiva com o Vereador e pré-candidato a prefeitura de Blumenau-SC Jefferson Forest tratando da laicidade do Estado, religiões de matriz africana entre outros assuntos. Na sexta após a reprise disponibilizarei no blog a entrevista.

Um abraço a todos, meu saravá fraterno e muito amor no coração.

2 comentários:

  1. Adorei mais esta postagem, e não me surpreendi e nem poderia esperar menos de um blog tão competente e fiel aos fatos! Realmente fico feliz e grato a todas as egrégoras por pessoas que levam a espiritualidade a serio assim como vocês do blog espiritualidade na rede!
    Mesmo eu seguindo a bruxaria me enche de alegria tais postagens. Sou pagão e nessa época (quaresma) estou na energia de uma comemoração tipica nossa, o lughnasadh HS. Seria a primeira colheita. Então logo vemos a similaridade de termino de consumo da carne. Enfim somos todos um. Abençoados sejam todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão irmão Victor. A espiritualidade é a mesma em todos os lugares somente vemos e percebemos ela de maneiras diferentes.

      Excluir